Planetário

A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais inaugurou no dia 02 de abril de 2024 o Planetário PUC Minas, localizado ao lado do Museu de Ciências Naturais. Com uma cúpula de dez metros de diâmetro e capacidade para 70 pessoas, o Planetário utiliza tecnologia avançada para proporcionar aos visitantes uma jornada fascinante pelo cosmos em sessões comentadas. Além das sessões comentadas, exibe filmes em formato fulldome (formato de projeção de vídeo em 180°x360° imersivo), proporcionando ao espectador uma experiência única. O Planetário, idealizado pelo professor, físico e astrônomo Peter Leroy Faria, teve suas obras iniciadas em 2014 e agora promove entretenimento levando ciência, educação e cultura à toda comunidade. Legado do professor Peter Leroy. O Planetário não é apenas um edifício ou um equipamento, é um lar para a eterna curiosidade que define nossa espécie. Através das tecnologias mais avançadas, ele nos permite viajar pelos confins do universo, cruzando bilhões de anos-luz para explorar as fronteiras do conhecimento humano. Ele é um convite para que cada um de nós se aventure além dos limites do conhecido, para questionar, descobrir e, acima de tudo, maravilhar-se. É aqui que nos lembramos de que, no grande esquema do universo, somos simultaneamente insignificantes e infinitamente preciosos. A programação do Planetário é diversificada para cada sessão. A seguir você poderá conhecer alguns dos temas oferecidos:
  • Da terra ao Universo – Uma viagem pelo espaço para compreender o Universo através da evolução da astronomia, desde a antiguidade com os gregos até os tempos atuais com os grandes avanços tecnológicos. Partindo da Terra até os confins do universo, esta viagem nos mostra os fascínios e a beleza do cosmos. Usando o céu noturno como assunto de histórias e mitos, vemos o Universo através dos olhos da ciência, com imagens que vão desde o sistema solar, passando pelos diversos planetas, até as galáxias mais distantes de nós.
  • A questão da Vida – Um panorama sobre o surgimento da vida no planeta Terra e as características necessárias para acontecer. Este filme nos faz a grande pergunta sobre a vida e como tudo se conecta, partindo da existência de milhões de indivíduos no nosso planeta e suas múltiplas relações. Os ambientes que esses seres habitam ou os alimentos que consomem são de natureza diversa. Seja dentro do seu corpo, em lagos cheios de arsênico e sal, ou em uma pequena gota de água, a vida se adaptou e fez deste planeta um mundo habitável. Mas, quais são as possibilidades de um processo complexo como este também existir além do céu e além da Terra? Talvez em outro planeta? Nesta aventura, viajaremos também pelas perguntas, aquelas que a própria existência da vida nos faz questionar.
  • O Fantasma do Universo – Este filme apresenta uma exploração emocionante da matéria escura, desde o Big Bang até sua possível descoberta no Grande Colisor de Hádrons. Aborda conceitos de matéria escura e suas primeiras detecções pelo astrônomo Fritz Zwicky, que cunhou o termo “matéria escura”. Também descreve a coreografia astral descoberta por Vera Rubin na galáxia de Andromeda. Mergulha na mina de ouro abandonada para conhecermos um dos detectores mais sensível de matéria escura da Terra. Viajando ao lado de partículas no LHC até se colidirem umas com as outras próximas à velocidade da luz, para buscar, com os cientistas ao redor do mundo todo, uma explicação para a matéria escura.
  • Fronteiras do céu – Viajando até os confins do universo observável para descobrir que as fronteiras são apenas fruto das incertezas que temos a respeito do universo. Neste vídeo, produzido pelo planetário de Medelín na Colômbia, exploraremos os conceitos de finitude do universo que são apenas fruto de nosso conhecimento. Giordano Bruno falava de infinitos mundos, Emmanuel Kant de universos ilha e a física moderna sonha com a ideia de multiversos. Por agora só temos uma certeza: nosso conhecimento tem uma fronteira, mas nossa curiosidade é infinita.
  • Sol: nossa estrela viva – O Sol brilha em nosso mundo há quatro bilhões e meio de anos. A luz que aquece hoje foi sentida por todas as pessoas que já viveram. O Sol é testemunha de tudo que já aconteceu aqui na Terra. É nossa estrela mais próxima e a usina de energia do nosso planeta, a fonte de energia que impulsiona nossos ventos, nosso clima e toda a vida. Descubra os segredos e experimente imagens nunca antes vistas da superfície violenta do Sol, reconhecendo a importância da estrela mais próxima de nós para a sustentabilidade da vida.
  • Exoplanetas – A história de Planetas fora do sistema solar, que, até recentemente, eram vistos somente nos filmes de ficção científica, e a possível origem da vida nestes planetas. Neste filme iremos abordar os diferentes meios para encontrar estes planetas, bem como as possibilidades da vida se sustentar em outros lugares fora do nosso planeta. A busca por esses mundos exóticos começou!
  • Sessão infantil – essa sessão é dirigida aos jovens astrônomos. Constituída por 3 vídeos curtos (15 min cada) onde são abordados conceitos sobre as formas do sistema solar, os planetas e corpos menores do sistema solar e por fim sobre o tamanho do universo, com conceitos sobre ano luz, por exemplo.
  • Céu da noite – sessão comentada – essa sessão dirigida pelo planetarista comentará sobre como podemos observar o céu noturno, reconhecendo algumas constelações e objetos de interesse que são visíveis a olho nu e através de telescópios. Nesta sessão podemos explorar o céu da região de Belo Horizonte e quais objetos conseguimos observar no decorrer de uma noite, contemplando o céu de uma forma interativa e lúdica com a participação do público.

Horário das Sessões:

As sessões de planetário duram cerca de 40 minutos, e acontecem de terça-feira a sábado, das 9h às 17h.

Também é possível agendar visitas escolares e grupos pelo telefone (31) 3319-4520.

Não é recomendado para crianças menores de 5 anos, pois, além dos inúmeros estímulos visuais e sonoros, muitos dos temas são de uma abordagem mais complexa, exigindo um nível de abstração maior.