Planetário

A Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais inaugurou em 2024 o Planetário PUC Minas, localizado ao lado do Museu de Ciências Naturais.

Com uma cúpula de dez metros de diâmetro e capacidade para quase 80 pessoas, o Planetário utiliza tecnologia avançada para proporcionar aos visitantes uma jornada fascinante pelo cosmos em sessões comentadas. Os filmes são exibidos em formato fulldome (formato de projeção de vídeo em domo imersivo), proporcionando ao espectador uma experiência única.

O Planetário, idealizado pelo professor, físico e astrônomo Peter Leroy, falecido precocemente, teve suas obras iniciadas em 2014, e agora promove entretenimento levando ciência, educação e cultura à toda comunidade.

O Planetário não é apenas um edifício ou um equipamento; é um lar para a eterna curiosidade que define nossa espécie. Através das tecnologias mais avançadas, ele nos permite viajar pelos confins do universo, cruzando bilhões de anos-luz, para explorar as fronteiras do conhecimento humano. Ele é um convite para que cada um de nós se aventure além dos limites do conhecido, para questionar, descobrir e, acima de tudo, maravilhar-se. É aqui que nos lembramos de que, no grande esquema do universo, somos simultaneamente insignificantes e infinitamente preciosos.

A programação do Planetário varia, mas a seguir você poderá conhecer alguns dos temas oferecidos:

  • Da terra ao Universo – Uma viagem da terra aos confins do universo explorando o que conhecemos atualmente sobre todo o universo
  • O mundo anelar – Explorando o sistema solar e a formação de aneis
  • A questão da Vida – Um panorama sobre o surgimento da vida no planeta Terra e as caracteristicas necessárias para uma vida
  • O Fantasma do Universo – Abordando conceitos de matéria escura e a formação de galaxias essa exibição convida a explorar esse tema ainda em discussão sobre particulas do universo que não conhecemos ainda.
  • Céu da noite – sessão comentada – essa sessão dirigida pelo planetarista comentará sobre como podemos observar o céu noturno reconhecendo algumas constelações e objetos de interesse que são visiveis a olho nu e através de telescópios.
  • Fronteiras do céu – Viajando até os confins do universo observavel para descobrir alguns objetos que identificamos no céu noturno
  • O Fantasma do Universo – Abordando conceitos de matéria escura e a formação de galaxias essa exibição convida a explorar esse tema ainda em discussão sobre particulas do universo que não conhecemos ainda.
  • Exoplanetas – A história de Planetas fora do sistema solar e a possivel origem da vida nestes planetas descobertos por telescopios espaciais.

As sessões de planetário duram cerca de 40 minutos, e acontecem de terça-feira a sábado, das 9h às 17h. Nas quintas-feiras há opções de sessões à noite.

Também é possível agendar visitas escolares e grupos pelo telefone (31) 3319-4520 (este contato também funciona como WhatsApp).

Não é recomendado para crianças menores de 5 anos.

Confira todos os horários disponíveis e adquira agora mesmo seu ingresso:
ingressosmuseu.pucminas.br

Horário das Sessões nas Férias:

Terça a sábado, às 9h30, 10h30, 11h30, 14h, 15h e 16h.
Não é recomendado para crianças menores de 5 anos.
ATENÇÃO: não é permitida a entrada no Planetário após o início da Sessão.