Nossa história

Conheça a nossa biodiversidade, atual e passada, em três andares de exposições permanentes que contam a história da vida na Terra!

Criado oficialmente em julho de 1983, o MUSEU DE CIÊNCIAS NATURAIS PUC MINAS (MCN PUCMINAS) é um espaço interdisciplinar onde o ensino, a pesquisa e a extensão se realizam em um diálogo que envolve toda a comunidade acadêmica e diferentes segmentos da sociedade.

O Museu foi inaugurado em 3 de julho de 1983, vinculado ao Departamento de Ciências Biológicas da PUC Minas. Com o incremento do acervo científico e expositivo, o espaço se tornou precário obrigando a PUC Minas, em 1987, a limitar o acesso exclusivamente à comunidade científica.

Com o apoio do BNDES e a parceria com a CVRD e Fiat Automóveis S.A., viabilizou-se o projeto de construção da fase I da nova sede, com uma área projetada de 4.500m2. As obras se iniciaram em 1998.

Em setembro de 2001, o Museu PUC Minas abriria as portas para promover sua primeira exposição permanente: “Peter W. Lund: Memórias de um Naturalista”, em homenagem ao “pai da Paleontologia brasileira”.

Em agosto de 2002 foi definitivamente aberto ao público, apresentando oito exposições temáticas.

Desde então o Museu vem incrementando suas instalações com o desenvolvimento de novas exposições de curta e de longa duração, eventos culturais e técnico científicos, e diferentes iniciativas de educação voltadas ao público escolar e aos visitantes em geral.

Em janeiro de 2013, por força de um incêndio que atingiu as exposições, o museu foi obrigado a fechar suas portas a visitação. Ao longo daquele ano as atividades de pesquisa prosseguiram, mas a equipe concentrou esforços na recuperação das exposições para a reabertura ao público, o que aconteceria em Dezembro de 2013. O Museu retomava, assim, sua missão como “local de valorização, preservação e fruição do patrimônio cultural brasileiro…, atuando de forma positiva na transformação das sociedades.” (IBRAM,2013)