Espaço do Educador

O Espaço do Educador é o momento em que professores e educadores que escolheram o Museu como espaço não formal de aprendizado de seus estudantes têm a oportunidade de apresentar o objetivo e definir os eixos temáticos que irão nortear a visita da escola. O intuito é aproximar os professores das escolas e os agentes que desenvolvem a comunicação com o público no Museu. Desta forma, haverá real contribuição para ampliação do conhecimento dos alunos que fazem a visita.

Antes do encontro, os professores responsáveis pela visita recebem o Mapa de Visita, um material formulado com o intuito de dar suporte ao Espaço do Educador. O encontro tem duração de duas horas e acontece na terceira terça-feira do mês, às 9h30 e às 14h. Funciona também como momento de esclarecimento de dúvidas e nivelamento de informações inerentes à visita. Após as apresentações, realiza-se uma breve visita às exposições, para que os professores acessem os conteúdos e visualizem as possibilidades de abordagens. Em seguida, são apresentadas as práticas que o Museu oferece, como jogos, oficinas, trilha interpretativa e vivências. Os conteúdos e materiais apresentados objetivam auxiliar os professores na construção dos roteiros das visitas.

São determinados, então, os grupos de trabalho formados por professores das escolas e educadores do Museu, para apresentação dos dados, bem como seus objetivos para a visita, especificidades e observações sobre a turma. O momento seguinte consiste na discussão sobre os temas e projetos das escolas, quando os professores expõem suas intenções e expectativas, escolhendo, junto com os educadores, as ênfases necessárias e atividades interativas que melhor se encaixam aos professores, em uma planilha fornecida pelo Museu.