Nome da Coleção: Coleção de Mastozoologia do Museu de Ciências Naturais PUC Minas (MCN-M)
Curadoria: Claudia Guimarães Costa
Apresentação:
A coleção é composta por peles e esqueletos de mamíferos de pequeno (voadores e não voadores), médio e grande portes, provenientes de vários estados brasileiros. O acervo do MCN-M abriga material de 23 estados brasileiros, sendo cerca de 82% oriundo do estado de Minas Gerais. A coleção abriga, em sua maior parte, espécies do bioma Cerrado e Mata Atlântica. O material da coleção compreende, em sua maioria, exemplares provenientes de pesquisas, estudos ambientais e convênios.
Histórico da Coleção:
A Coleção de Mastozoologia foi iniciada em 1989 e vem sendo mantida com o depósito de material proveniente de projetos de pesquisa, material testemunho de coletas realizadas em Estudos Ambientais, Convênios (Zoológico de Belo Horizonte, Polícia Ambiental, Civil e Rodoviária) e entregas voluntárias, no caso de animais.
A coleção abriga um holótipo de um gênero novo de roedor coletado pela equipe do laboratório no PARNA Sempre Vivas, região norte de Minas Gerais. O rato-da-cauda-branca, Calassomys apicalis. Além deste estão depositados três parátipos da espécie Phyllomys centralis. Devido a uma iniciativa da Curadora e do taxidermista do Museu, há alguns anos, muitos exemplares de mamíferos de médio e grande porte vem sendo entregues ao Museu sem preparação prévia, para que seja possível seu aproveitamento integral, onde não somente a pele e esqueleto são depositados no acervo, mas tem viabilizado a realização de diversas pesquisas por meio do estudo destas carcaças de animais atropelados.
As pesquisas têm sido realizadas em diversas áreas de conhecimento, tais como Ecologia, Parasitologia, Anatomia, Morfologia e Sistemática Filogenética. A Coleção de Mastozoologia tem estabelecido parcerias muito importantes para o desenvolvimento de pesquisas com professores e pesquisadores dos Cursos de Odontologia e Medicina Veterinária da PUC Minas, além da Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Viçosa, FIOCRUZ (Reneé Rachou), dentre outros.
Número de Espécimes:
Espécies de Destaque (tipos, ameaçada, carismática)
Métodos de Conservação Utilizados
Documentos Relacionados:
Estão depositados na Coleção diversos espécimes testemunho de estudos realizados no acervo, como por exemplo de presença ectoparasitas, filogenética e filogeografia, história natural, distribuição e levantamento, caracterização cariotípica, análise molecular, hábitos alimentares e análise de fezes. Alguns dos espécimes testemunhos como a Eira barbara leucística no estudo publicado por Talamoni et al. (2017), indivíduos de Trinomys moojeni no estudo publicado por Cordeiro Júnior & Talamoni (2006), entre outros. O grupo dos Rodentia é o mais representativo desta categoria tendo sido utilizados em cerca de 35 estudos publicados nos últimos 15 anos.
Condições de Acesso:
Desde a sua criação, a coleção incentiva o uso de seu material biológico para fins de pesquisa em diversas áreas do conhecimento científico. Portanto, a Coleção está aberta apenas para a realização de pesquisas. Entretanto, faz parte do acervo, uma coleção didática que é utilizada em atividades de extensão, como oficinas realizadas em eventos do Museu e em escolas solicitantes. As oficinas são ministradas, principalmente, pelos monitores da coleção, conforme disponibilidade de datas.
Informações para a Consulta Científica: o agendamento de visitas pode ser realizado, com antecedência, por meio de mensagens eletrônicas para o endereço mastozoologia.mcn@gmail.com e através do telefone de contato. O funcionamento da Coleção é de segunda a sexta das 8:30 as 17:30
Informações de Contato da coleção
Curadoria:
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1995) e mestrado em Psicologia (Teoria e Pesquisa do Comportamento) pela Universidade Federal do Pará (2000). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Zoologia da Universidade Federal de Minas Gerais e curadora da Coleção de Mastozoologia do Museu de Ciências Naturais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (MCN PUC Minas), Professora do Curso de Pós-graduação “Lato Sensu” do Instituto de Educação Continuada (IEC) PUC Minas de Licenciamento Ambiental Aplicado à Fauna e Professora do Curso de Ciências Biológicas do Centro Universitário UNA. Possui interesse nas áreas de Ecologia de Mamíferos, Anatomia e morfologia de genitália de mamíferos da ordem Carnivora.
Alguns artigos publicados pela equipe, colaboradores e ex-alunos da Coleção, além de publicações importantes que utilizaram material da Coleção no desenvolvimento das pesquisas:
Avenida Dom José Gaspar, 290. Coração Eucarístico.
CEP: 30535901 | Belo Horizonte/MG
Tel.: (31) 3319 – 4152
E-mail: museu@pucminas.br