Herpetologia

Nome da Coleção: Coleção de Herpetologia do Museu de Ciências Naturais da PUC Minas
Curadoria: Luciana Barreto Nascimento

Apresentação:
A coleção de herpetologia reúne exemplares de anfíbios e répteis. Ela possui exemplares de anfíbios, rãs, sapos e pererecas, bem como de girinos, que constituem a fase larval desse grupo, e de répteis, tais como serpentes, lagartos, cobra de duas cabeças. Possui poucos exemplares de jacarés e tartarugas. A grande maioria desse material é proveniente de empreendimentos diversos (minerários, hidrelétricos, etc.), consistindo em referência da fauna desses grupos, ocorrentes nos locais antes da instalação deles. Reúne também material de pesquisas desenvolvidas na PUC Minas pela curadora, alunos, professores/pesquisadores e colaboradores. A maior representatividade da coleção corresponde a anfíbios e répteis do Quadrilátero Ferrífero e da Serra do Espinhaço.

Histórico da Coleção:
A coleção de anfíbios e répteis teve início em 1989. O primeiro exemplar consiste em uma rã da floresta, da espécie Haddadus binotatus, coletada pela curadora em um projeto de EIA-RIMA em Itabira, Minas Gerais, em março de 1989. Na década de 1990, a coleção cresceu decorrente dos projetos de consultoria ambiental, dos quais a curadora e alunos do curso de Ciências Biológicas, participaram como herpetóloga e estagiários, respectivamente. No final dessa década e a partir dos anos 2000 a coleção passou a ser reconhecida e muitos pesquisadores e consultores passaram a depositar material testemunho desses grupos faunísticos na coleção, o que a impulsionou bastante. Destaca-se material proveniente de usina hidrelétricas como a de Miranda, no Triângulo Mineiro e a de Irapé, na região do rio Jequitinhonha. Pesquisas realizadas na PUC Minas, na região meridional da Serra do Espinhaço, permitiram que a coleção recebesse material, principalmente de anfíbios, sendo hoje considerada referência para essa área geográfica. Destaca-se também projeto realizado no noroeste do estado e sul da Bahia. Decorrentes dessas pesquisas, espécies foram descritas com material da coleção e ela passou então a possuir material-tipo, valorizando assim o acervo. Esse reconhecimento da importância da coleção permitiu que fossem incorporados ao acervo, material proveniente de outros estados. Assim, a coleção cresceu também em número de visitas e solicitação de material por pesquisadores para, principalmente, estudos taxonômicos, de história natural e conservação dos grupos envolvidos.

Acrônimo: MCNR para répteis; MCNAM para anfíbios; MCNT – tecidos de anfíbios e repteis

Detalhes Específicos da Coleção:
Atualmente ela possui um acervo de aproximadamente 21800 anfíbios e 6.900 répteis tombados. Este material está conservado em via úmida, disposto em recipientes de vidro, separado por espécie. Existe também uma coleção de tecidos (de aproximadamente 2800 exemplares), osteológica (via seca) e de vocalizações de anfíbios (gravações), sendo que as duas últimas estão em fase de organização. O acervo da coleção de herpetologia inclui material-tipo de táxons específicos, ou seja, exemplares utilizados na descrição de espécies. Atualmente, a coleção inclui parátipos e paratopótipos (outros exemplares, além do holótipo – exemplar base – utilizados na descrição da espécie) de 18 espécies, sendo que uma destas espécies foi sinonimizada recentemente: 15 espécies de anuros, uma espécie de gimnofiona (cobra-cega) e duas espécies de serpente (ver lista abaixo). Além disto, destacam-se na coleção exemplares topotipos (exemplares provenientes do mesmo local onde foi coletado os exemplares utilizados na descrição) de várias espécies endêmicas do estado, dentre elas 24 de anfíbios da Serra do Espinhaço. Os exemplares de anfíbios e répteis da coleção de herpetologia representam, principalmente, a fauna do estado de Minas Gerais. Atualmente, o acervo tem sido incrementado com material proveniente de outros estados brasileiros. Este acervo tem sido utilizado por diversos pesquisadores em todo o Brasil, bem como estrangeiros, tendo sido citado em vários artigos científicos, teses e dissertações. Além disto, as informações geradas por esta coleção têm subsidiado trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses, capítulos de livros e artigos, elaboração de listas de espécies ameaçadas da fauna do estado e nacional. Destaca-se na coleção registros de ocorrência de exemplares em listas de ameaça para o estado e o país (listas do Ministério do Meio Ambiente e da IUCN), bem como daquelas indicadas como Dados Deficientes (DD) para futuras avaliações para categorização.

Material Tipo da coleção de herpetologia:

1. Parátipos e paratopótipos apresentados conforme a cronologia de publicação.

  • Hylodes uai Nascimento, Pombal & Haddad, 2001 – nome disponível, anfíbio
    Localidade tipo: Parque das Mangabeiras, Município de Belo Horizonte (19° 55′ S, 43° 56′ W, ca. 850 m de altitude), Minas Gerais, Brasil.
  • Hyla pombali Caramaschi, Pimenta & Feio, 2004 – nome disponível, com nova combinação Boana pombali, anfíbio anuro
    Localidade tipo: Salto da Divisa (16° 00′ S, 39° 57′ W, 142 m de altitude), Fazenda Alto Cariri, Minas Gerais, Brasil.
  • Scinax curicica Pugliese, Pombal & Sazima, 2004 – nome disponível, anfíbio anuro
    Localidade tipo: Alto Palácio (19° 15′ 16″ S; 43° 32′ 18″ W; 1314 m alt.), município de Santana do Riacho, Minas Gerais, Brasil.
  • Physalaemus erikae Cruz & Pimenta, 2004 – nome disponível, anfíbio anuro
    Localidade tipo: Fazenda Vista Bela (16° 36′ S, 39° 55′ W), município de Guaratinga, Bahia, Brasil.
  • Physalaemus camacan Pimenta, Cruz & Silvano, 2005 – nome disponível, anfíbio anuro
    Localidade tipo: Reserva Biológica de Una (15° 10′ S, 39° 04′ W; 35 m acima do nível do mar), município de Una, Bahia, Brasil.
  • Crossodactylus cyclospinus Nascimento, Cruz & Feio, 2005 – nome disponível, anfíbio anuro
    Localidade tipo: Fazenda Duas Barras (15° 53′ S, 40° 28′ W, altitude 800 m aproximadamente), município de Santa Maria do Salto, Minas Gerais, Brasil.
  • Phyllomedusa itacolomi Caramaschi, Cruz & Feio, 2006 – sinônimo de Phyllomedusa ayeaye, anfíbio anuro
    Localidade tipo: Lagoa Seca (20° 25′ S, 43° 29′ W, 1600 m above sea level), Parque Estadual do Itacolomi, município de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.
  • Hypsiboas botumirim Caramaschi, Cruz & Nascimento, 2009 – nome disponível, com nova combinação Boana botumirim, anfíbio anuro
    Localidade tipo: Veredas de Botumirim (17° 07′ S, 43° 02′ W, 659 m altitude), município de Botumirim, Minas Gerais, Brasil.
  • Scinax tripui Lourenço, Nascimento & Pires, 2009 – nome disponível, com nova combinação Ololygon tripui, anfíbio anuro
    Localidade tipo: Estação Ecológica do Tripuí (20° 23′ 22″ S 43° 32′ 32″ W, elevation 1070m), município de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.
  • Physalaemus orophilus Cassini, Cruz & Caramaschi, 2010 – nome disponível, anfíbio anuro
    Localidade tipo: Reserva Particular do Patrimônio Natural da Serra do Caraça (20°05′56″S, 43°29′15″W; elevation 1300 m), município de Catas Altas, estado de Minas Gerais, Brasil
  • Scinax tigrinus Nunes, Carvalho Jr. & Pereira, 2010 – nome disponível, anfíbio anuro
    Localidade tipo: Distrito de Palmital (16° 19′ 20″ S, 47° 13′ 10″ W; 970 m altitude), município de Cabeceira Grande, Minas Gerais, Brasil.
  • Pleurodema alium Maciel e Nunes, 2010 – nome disponível, anfíbio anuro
    Localidade tipo: Grão Mogol (16° 19′ 20″ S, 47° 13′ 10″ W; 970m altitude), Minas Gerais, Brasil.
  • Scinax skaios Pombal Jr., Carvalho Jr., Canelas & Bastos, 2010 – nome disponível, anfíbio anuro
    Localidade tipo: Anglo American do Brasil (15° 05′ 17″ S, 49° 02′ 23″ W) município de Santa Rito do Novo Destino, estado de Goiás, Brasil.
  • Ischnocnema surda Canedo, C., B. V. S. Pimenta, F. S. F. Leite, and U. Caramaschi, 2010 – nome disponível, anfíbio anuro
    Localidade tipo: Ouro Preto, Estação Ecológica do Tripuí, (20° 23′ 06″ S, 43° 32′ 24″ W”) Minas Gerais, Brasil.
  • Tricheilostoma joni Fernandes & Pinto, 2012– nome disponível, com nova combinação de Trilepida joni (Serpente; Leptotyphlopidae)
    Localidade-tipo: Parque das Mangabeiras (19°55’S, 43°56’W, altitude ca. 1000 m), município de Belo Horizonte Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
  • Rhinatrema gilbetogili Maciel, Sampaio, Hoogmoed & Schneider, 2018 – anfíbio gimnofiono (cobra cega)
    Localidade tipo: Porto Trombetas, Plateau Almeidas, município de Oriximiná, estado do Pará, Brasil (01°40′S, 56°27′W)
  • Aplastodiscus heterophonicus Pinheiro, Pezzuti, Berneck, Lyra, Lima, & Leite, 2021
    Localidade tipo: Fazenda Estiva, Dom Joaquim, Minas Gerais, Brazil (18°53’19,27”S, 43°19’3,39”W; 630 m de altitude)
  • Chironius brazili Handam & Fernandes, 2015 – serpente, colubrídeo
    Localidade tipo: RPPN Santuário do Caraça (20°05’, 43°29’W, 1262 m de altitude), município de Catas Altas, estado de Minas Gerais, Brasil

2. Alguns topotipos

  • Aplastodiscus heterophonicus Pinheiro, Pezzuti, Berneck, Lyra, Lima, & Leite, 2021
    Localidade tipo: Fazenda Estiva, Dom Joaquim, Minas Gerais, Brazil (18°53’19,27”S, 43°19’3,39”W; 630 m de altitude)
  • Bokermannohyla martinsi (Bokermann & Sazima, 1973)
    Localidade tipo: Serra do Caraça, município de Santa Bárbara, Minas Gerais, Brasil.
  • Bokermannohyla nanuzae (Bokermann, 1964)
    Localidade tipo: Serra do Cipó, município de Santana do Riacho (19° 00′ S, 47° 57′ W; anteriormente parte do município de Jaboticatubas), Minas Gerais, Brasil.
  • Crossodactylus bokermanni (Caramaschi & Sazima, 1985)
    Localidade tipo: Km 114 da estrada de Vespasiano à Conceição do Mato Dentro, município de Jaboticatubas, Serra do Cipó, Minas Gerais, Brasil.
  • Dendropsophus rubicundulus (Reinhardt and Lütken, 1862)
    Localidade tipo: Lagoa Santa, Minas Gerais, Brasil.
  • Ischnocnema izecksohni (Caramaschi & Kisteumacher, 1989)
    Localidade tipo: Parque das Mangabeiras, Belo Horizonte (19° 55′ S and 43° 56′ W, approximately 850 m elevation), Minas Gerais, Brasil.
  • Hylodes uai (Nascimento, Pombal & Haddad, 2001)
    Localidade tipo: Riacho da Serra, Parque das Mangabeiras, Município de Belo Horizonte (19° 55′ S, 43° 56′ W, ca. 850 m elevation), Minas Gerais, Brasil.
  • Boana botumirim (Caramaschi, Cruz & Nascimento, 2009)
    Localidade tipo: Veredas de Botumirim (17° 07′ S, 43° 02′ W, 659 m altitude), município de Botumirim, Minas Gerais, Brasil.
  • Boana cipoensis (Lutz, 1968)
    Localidade tipo: Serra do Cipó, município de Jaboticatubas, entre Lagoa Santa e Ferros, (aproximadamente 1,300 m de altura, 19° 30′ S, 43° 44′), Minas Gerais, Brasil.
  • Ischnocnema izecksohni (Caramaschi and Kisteumacher, 1989)
    Localidade tipo: Parque das Mangabeiras, município de Belo Horizonte (19° 55′ S and 43° 56′ W, aproximadamente 850 m elevation), Minas Gerais, Brasil.
  • Leptodactylus camaquara (Caramaschi, Feio, Guimarães, 2003)
    Localidade tipo: Km 132 da estrada que vai de Vespasiano à Conceição do Mato Dentro, Serra do Cipó, (1500 m) Jaboticatubas, Minas Gerais, Brasil.
  • Leptodactylus cunicularius (Sazima & Bokermann, 1978)
    Localidade tipo: Km 114/115 da Estrada de Vespasiano à Conceição do Mato Dentro, Serra do Cipó, Jaboticatubas, Minas Gerais, Brasil.
  • Odontophrynus juquinha Rocha, Sena, Pezzuti, Leite, Svartman, Rosset, Baldo & Garcia, 2017
    Localidade tipo: Serra do Cipó, município de Santana do Riacho (19°15’29”S, 43°32’5”W, 1360 m de altitude Minas Gerais, Brasil.
  • Physalaemus cuvieri (Fitzinger, 1826)
    Localidade tipo: Lagoa Santa, Minas Gerais, Brasil.
  • Physalaemus erythros (Caramaschi et al., 2003)
    Localidade tipo: Parque Estadual do Itacolomi, município de Ouro Preto (20° 25′ S, 43° 29′ W, aproximadamente 1600 m de altura), Minas Gerais, Brasil.
  • Physalaemus evangelistai (Caramaschi et al., 1985)
    Localidade tipo: Km 105 da estrada que vai de Lagoa Santa à Guanhães e Conceição do Mato Dentro, Serra do Cipó, município de Jaboticatubas, Minas Gerais, Brasil.
  • Physalaemus orophylus (Cassini et al.,2010)
    Localidade tipo: RPPN Santuário do Caraça, Minas Gerais, Brasil.
  • Pseudopaludicola mineira (Fitzinger, 1826)
    Localidade tipo: Serra do Cipó, 1400 m, Minas Gerais, Brasil.
  • Proceratophrys cururu (Eterovick et al., 1998)
    Localidade tipo: Serra do Cipó (19° 17′ S, 43° 35′ W, 1300 m alt.), Minas Gerais, Brasil.
  • Rhinella pombali (Baldissera et al., 2004), nome não disponível
    Localidade tipo: Reserva Biológica de Peti, município de São Gonçalo do Rio Abaixo (19° 49′ S, 43° 21′ W, altitude 650 m), Minas Gerais, Brasil.
  • Scinax curicica (Pugliese et al., 2004)
    Localidade tipo: Alto Palácio (19° 15′ 16″ S; 43° 32′ 18″ W; 1314 m alt.), município de Santana do Riacho, Minas Gerais, Brasil.
  • Scinax fuscovarius (Lutz, 1925)
    Localidade tipo: Lassance, Minas Gerais, Brasil.
  • Ololygon luizotavioi (Caramaschi & Kisteumacher, 1989)
    Localidade tipo: RPPN Santuário do Caraça, município de Santa Bárbara, (ca. 19° 55′ S, 43° 23′ W), Minas Gerais, Brasil.
  • Ololygon machadoi (Bokermann & Sazima, 1973)
    Localidade tipo: km 121, Serra do Cipó, Jaboticatubas, Minas Gerais, Brasil.
  • Oloygon tripui (Lourenço, Nascimento & Pires, 2010)
    Localidade tipo: Estação Ecológica do Tripuí (20° 23′ 22″ S 43° 32′ 32″ W, elevation 1070m), município de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.
  • Thoropa megatympanum Caramaschi & Sazima, 1984
    Localidade tipo: Km 115 da estrada de Vespasiano à Conceição do Mato Dentro, município de Jaboticatubas, Serra do Cipó, Minas Gerais, Brasil

Condições de Acesso: a coleção é aberta apenas para pesquisadores. Entretanto, ela possui uma coleção didática que é utilizada em atividades de extensão, como oficinas realizadas em eventos na PUC Minas, em escolas e comunidades solicitantes, sendo ministradas, principalmente, pelos monitores da coleção, conforme disponibilidade de datas.

Informações sobre Visitas Guiadas (se disponíveis): não há para público externo, a não ser em eventos especiais.
Informações para a Consulta Científica: podem ser solicitadas pelo e-mail e telefone da coleção, com antecedência.

Informações de Contato da coleção
E-mail: herpetomcn@gmail.com
Telefone: (31) 3319-4968

Curadoria: Luciana Barreto Nascimento
E-mail de Contato: luna@pucminas.br
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4882260272129982
Perfil na Plataforma Somos PUC Minas: https://somos.pucminas.br/professor/luciana-barreto-nascimento
Professora do Departamento de Ciências Biológicas, no Curso de Ciências Biológicas e no Programa de Pós-graduação em Biologia de Vertebrados da PUC Minas, é fundadora e curadora da coleção de herpetologia do Museu de Ciências Naturais da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, desde 1989. Gradou-se no curso de Ciências Biológicas da PUC Minas e fez mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) no Museu Nacional, Rio de Janeiro. Pesquisa na área de Zoologia, com ênfase em Taxonomia, História Natural e Conservação de anfíbios e répteis.

Alguns artigos publicados pela equipe, colaboradores e ex-alunos da Coleção:

  • ALENCAR, L. R. V.; GALDINO, C. A. B.; NASCIMENTO, L. B. Oxyrhopus guibei: Diet. Herpetological Review, 40: 358, 2009.
  • ALENCAR, L. R. V.; Righi, A. F.; NASCIMENTO, L. B.; Morato, S. A. A. Siphlophis longicaudatus (Brazilian Spotted Night Snake): Habitat. Herpetological Bulletin, 108: 37-39, 2009.
  • BAÊTA, D., LOURENÇO, A. C. C. & NASCIMENTO, L. B. Tadpole and advertisement call of Physalaemus erythros Caramaschi, Feio & Guimarães-Neto, 2003 (Amphibia, Anura, Leiuperidae). Zootaxa, 1623: 39–46, 2007.
  • CANEDO, C. & J.P. POMBAL Jr. 2007. Two new species of torrent frog of the genus Hylodes (Anura, Hylodidae) with nuptial thumb tubercles). Herpetologica 63(2): 224-235.
  • CANEDO, C., B. V. S. PIMENTA, F. S. F. LEITE & U. CARAMASCHI. 2010. New species of Ischnocnema (Anura: Brachycephalidae) from the state of Minas Gerais, southeastern Brazil, with comments on the I. verrucosa species series. Copeia, 2010: 629–634.
    CARAMASCHI, U. Notes on the taxonomic status of Elachistocleis ovalis (Schneider, 1799) and description of five new species of Elachistocleis Parker, 1927 (Amphibia, Anura, Microhylidae). Boletim do Museu Nacional. Zoologia, 527: 1-30, 2010.
  • CARAMASCHI, U. Redefinição do grupo de Phyllomedusa hypochondrialis, com redescrição de P. megacephala (Miranda-Ribeiro, 1926), revalidação de P. azurea Cope, 1826 e descrição de uma nova espécie (Amphibia, Anura, Hylidae). Arquivos do Museu Nacional, 64: 159-179, 2007.
  • CARAMASCHI, U.; CRUZ, C. A. G. Duas espécies novas do grupo de Hyla polytaenia Cope, 1870 do Estado de Minas Gerais, Brasil (Amphibia, Anura, Hylidae). Boletim do Museu Nacional. Zoologia, 403: 1-10, 1999.
  • CARAMASCHI, U.; CRUZ, C. A. G. Duas novas espécies de Hyla do grupo de H. polytaenia Cope, 1870 do Sudeste do Brasil (Amphibia, Anura, Hylidae). Arquivos do Museu Nacional, 62(3): 247-254, 2004.
  • CARAMASCHI, U.; CRUZ, C. A. G.; NASCIMENTO, L. B. A new species of Hypsiboas of the H. polytaenius clade from southeastern Brazil (Anura: Hylidae). South American Journal of Herpetology, 4: 210-216, 2009.
  • CARAMASCHI, U.; NAPOLI, M. F.; BERNARDES, A. T. Nova espécie do grupo de Hyla circumdata (Cope, 1870) do Estado de Minas Gerais, Brasil (Amphibia, Anura, Hylidae). Boletim do Museu Nacional. Zoologia, 457: 1-11, 2001.
  • CARAMASCHI, U.; CRUZ, C. A. G.; FEIO, R. N. . A new species of Phyllomedusa Wagler, 1830 from the State of Minas Gerais, Brazil (Amphibia, Anura, Hylidae). Boletim do Museu Nacional. Zoologia, 524: 1-8, 2006.
  • CARAMASCHI, U.; NAPOLI, M. F. Nomenclatural status of the Synonyms of Hyla pardalis Spix, 1824, and Taxonomic Position of Hyla biobeba Bokermann and Sazima, 1974 (Anura, Hylidae). Journal of Herpetology, 38(4): 501-509, 2004.
  • CASSINI, C. S.; CRUZ, C. A. G.; CARAMASCHI, U. Taxonomic Review of Physalaemus olfersii (Lichtenstein & Martens, 1856) with revalidation of Physalaemus lateristriga (Steindachner, 1864) and description of two new related species (Anura: Leiuperidae). Zootaxa (Online), 2491: 1-33, 2010.
  • CRUZ, C. A. G.; FEIO, R. N.; NASCIMENTO, L. B. A new species of Phasmahyla Cruz, 1990 (Anura: Hylidae) from the Atlantic Rain Florest of the States of Minas Gerais and Bahia, Brazil. Amphibia-Reptilia, 29: 311-318, 2008.
  • CRUZ, C. A. G.; CASSINI, C. S.; CARAMASCHI, U. A new species of the genus Physalaemus Fitzinger, 1826. South American Journal of Herpetology, 3: 239-243, 2008.
  • CRUZ, C. A. G.; NASCIMENTO, L. B.; FEIO, R. N. A new species of the genus Physalaemus Fitzinger, 1826 (Anura, Leptodactylidae) from the southeastern of Brazil. Amphibia-Reptilia, 28: 457-465, 2007.
  • DRUMMOND, L. O., BAÊTA, D. & PIRES, M. R. S. A new species of Scinax (Anura, Hylidae) of the S. ruber clade from Minas Gerais, Brazil. Zootaxa, 1612: 45–53 , 2007.
  • FAIVOVICH, J., C. F. B. HADDAD, D. BAÊTA, K.-H. JUNGFER, G. F. R. ÁLVARES, R. A. BRANDÃO, C. A. SHEIL, L. S. BARRIENTOS, C. L. BARRIO-AMORÓS, C. A. G. D. CRUZ, AND W. C. WHEELER. 2010. The phylogenetic relationships of the charismatic poster frogs, Phyllomedusinae (Anura, Hylidae). Cladistics, 26: 227-261.
  • FEIO, R. N.; NAPOLI, M. F.; CARAMASCHI, U. Considerações taxonômicas sobre Thoropa miliaris (Spix, 1824), com revalidação e redescrição de Thoropa taophora (Miranda-Ribeiro, 1923) (Amphibia, Anura, Leptodactylidae). Arquivos do Museu Nacional, 64: 41-60, 2006.
  • FILOGONIO, R.; GALDINO, C. A. B.; CABRAL, D. P. R.; RIGHI, A. F.; Lopes, M.F.; NASCIMENTO, L. B. Sexual dimorphism in Leposternon microcephalum and Leposternon wuchereri (Squamata:Amphisbaenidae) from Minas Gerais, southeastern Brazil. Herpetologica, 65: 353-362, 2009.
  • KLEINSORGE, J. M. D.; FONSECA, R.A.M. ; PIRANI, R. M.; NASCIMENTO, L. B. Amphibia, Anura, Hylidae, Itapotihyla langsdorffii (Duméril and Bibron, 1841): Correction of older record and distribution extention. Check List, 5: 876-878, 2009.
  • LOURENÇO, A. C. C.; NASCIMENTO, L. B.; PIRES, M.R.S. A new species of the Scinax catharinae species group (Anura: Hylidae) from Minas Gerais, southeastern Brazil. Herpetologica, 65: 468-479, 2009.
  • MACIEL, A. O., M. I. C. SAMPAIO, M. S. HOOGMOED, AND H. SCHNEIDER. Description of two new species of Rhinatrema (Amphibia: Gymnophiona) from Brazil and the return of Epicrionops niger to Rhinatrema. South American Journal of Herpetology, 13: 287–299. 2018.
  • NASCIMENTO, L. B.; CRUZ, C. A. G.; Feio, R. N. A new species of diurnal frog in the genus Crossodactylus Duméril and Bibron, 1841 (Anura, Leptodactylidae) from southeastern Brazil. Amphibia-Reptilia, v. 26, n. 1, p. 497-505, 2005.
  • NASCIMENTO, L. B.; FEIO, R. N. Hyla elegans. Geopgraphic Distribution. Herpetological Review, 30: 50, 1999.
  • NASCIMENTO, L. B.; PIMENTA, B. V. S.; CRUZ, C. A. G.; CARAMASCHI, U.. Taxonomic Status of Gomphobates marmoratus Reinhardt & Lütken, 1862 “1861” and Eupemphix fuscomaculatus Steindachner, 1864 (Amphibia, Anura, Leptodactylidae).. South American Journal of Herpetology, 1: 166-174, 2006.
  • NASCIMENTO, L. B., POMBAL Jr., J. P. & HADDAD, C. F. B. A new frog of the genus Hylodes (Amphibia: Leptodactylidae) from Minas Gerais, Brazil. Journal of Zoology, 254: 421-428, 2001.
  • NASCIMENTO, L. B.; CARAMASCHI, U.; CRUZ, C. A. G. Taxonomic review of the species groups of the genus Physalaemus Fitzinger, 1826 with revalidation of the genera Engystomops Jiménez-de-la-Espada, 1872 and Eupemphix Steindachner, 1863 (Amphibia, Anura, Leptodactylidae). Arquivos do Museu Nacional, 63(2): 297-320, 2005.
  • NASCIMENTO, L. B.; Feio, R. N. Hyla anceps. Geographic distribution. Herpetological Review, 30 (1): 49-50, 1999.
  • NUNES, I.; CARVALHO JR., R. R.; PEREIRA, E. G. A new species of Scinax Wagler (Anura: Hylidae) from Cerrado of Brazil. Zootaxa, 2514: 24-34, 2010.
  • PASSOS, P., CARAMASCHI, U. & PINTO, R. R. Redescription of Leptotyphlops koppesi Amaral, 1954, and description of a new species of the Leptotyphlops dulcis group from Central Brazil (Serpentes: Leptotyphlopidae). Amphibia-Reptilia, 27(3): 347-357, 2006.
  • PASSOS, P.; FERNANDES, D. S.; BORGES-NOJOSA, D. M. A new species of Atractus (Serpentes: Colubridae: Dipsadinae) from a relictual forest in Northeastern Brazil. Copeia, 2007: 788-797, 2007.
  • PASSOS, P.; FERNANDES, R.; Bérnils, R. S.; Moura-Leite, J. C. Taxonomic revision of the Brazilian Atlantic Forest Atractus (Reptilia: Serpentes: Dipsadidae). Zootaxa, 2364; 1-63, 2010.
  • PEREIRA, E. G. & NASCIMENTO, L. B. Descrição da vocalização e do girino de Pseudopaludicola mineira Lobo, 1994, com notas sobre a morfologia de adultos (Amphibia, Anura, Leptodactylidae). Arquivos do Museu Nacional, 62 (3): 233-240, 2004.
  • PINHEIRO, P. D. P.; PEZZUTI, T. L.; BERNECK, B. VON M.; LYRA, M. L., LIMA, R. C. L. & LEITE, F. S. F. A new cryptic species of the Aplastodiscus albosignatus group (Anura: Hylidae). Salamandra, 57: 27–43, 2021.
  • PINTO, F. C. S.; CAMPOS, R. A. R.; BRAGA, F. S.; QUEIROS, F. N.; NASCIMENTO, L. B. Amphibia, Anura, Hylidae, Scinax cardosoi Carvalho-e-Silva and Peixoto, 1991: Distribution extension and new state records. Check List, 5: 866-868, 2009.
  • PINTO, R. R. & FERNANDES, R. A New blind snake species of the genus Tricheilostoma from Espinhaço Range, Brazil and taxonomic status of Rena dimidiata (Jan, 1861) (Serpentes: Epictinae: Leptotyphlopidae). Copeia, 2012 (1): 37-48. 2012.
  • POMBAL JR., J. P., R. N. FEIO & C. F. B. HADDAD. A new species of torrent frog genus Hylodes (Anura: Leptodactylidae) from southeastern Brazil. Herpetologica 58 (4): 462-471, 2002.
  • PUGLIESE, A.: POMBAL, Jr. J. P. & SAZIMA, I. A new species of Scinax (Anura: Hylidae) from rocky montane fields of the Serra do Cipó, Southeastern Brazil. Zootaxa, 688: 1–15, 2004.
  • SANTANA, D. J., SÃO PEDRO, V. A., HOTE, P. S., ROBERTI, H. M., SANT’ANNA, A. C., FIGUEIREDO-DE-ANDRADE, C. A., FEIO, R. Anurans in the region of the High Muriaé River, state of Minas Gerais, Brazil. Herpetology Notes, 3: 1-10. 2010.
  • THOMÉ, M.T.C., ZAMUDIO, K.R. & ALEXANDRINO, J. Delimiting genetic units in Neotropical toads under incomplete lineage sorting and
    hybridization. BMC Evol Biol 12:242–255, 2012.